Estética | |
Hidratação da pele: o que precisamos saber A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada. O que pode provocar o ressecamento da pele? São vários os fatores responsáveis:
Quais os problemas de uma pele desidratada? A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações. Que cuidados podem evitar o ressecamento da pele? Para evitar o ressecamento, é importante:
Por que a pele fica mais ressecada no inverno? No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Qual o melhor hidratante? O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa. O profissional mais habilitado para avaliar o tipo de pele e os produtos mais indicados para ela é o médico dermatologista. A descamação pode ser provocada por uma doença? Algumas vezes, o ressecamento da pele pode ser provocado por doenças que provocam descamação como: a dermatite atópica, a psoríase e aictiose, entre outras. Nestes casos, é importante que o dermatologista diagnostique qual é a causa da descamação para indicar o tratamento mais adequado. Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista |
Nenhum comentário:
Postar um comentário